Voltar para Página Principal
Sobre a Fundação Hermínio Ometto
Nossa Missão
“Promover a aprendizagem, a geração e a difusão do conhecimento, formando o profissional competente e o cidadão compromissado com a construção de um mundo social, ambiental e economicamente sustentável”.
Nossa História

Dos esforços e das aspirações de quatro importantes representantes da sociedade ararense - Dr. Hermínio Ometto, empresário; Prof. Jair Della Coletta, na época prefeito de Araras; Dr. Roberto Mercatelli e Dr. Lauro Michielin, diretores da Clínica Psiquiátrica Antônio Luiz Sayão, nasceu a Fundação Regional de Ensino Superior em Araras (FRESA), instituída em 5 de julho de 1973, em caráter de Fundação Municipal, sob a lei nº 1.041.

No princípio, foi instalada em um prédio doado pela Clínica Sayão, no bairro Belvedere, no qual hoje se encontra o Laboratório de Análises Clínicas. Anos mais tarde, em 1978, transferiu-se para suas novas instalações, construídas em terras doadas pela Usina São João.

Com o objetivo de expandir o ensino, a pesquisa e a extensão, a Fundação passou a manter a Faculdade de Ciências Biológicas, com os cursos de Biologia e Biomedicina, evoluindo para todas as áreas do conhecimento.

A denominação Fundação Hermínio Ometto surgiu em homenagem a seu patrono, Dr. Hermínio Ometto, que a presidiu até 1986. Anos mais tarde, Dona Duse Rüegger Ometto, esposa de Dr. Hermínio, assumiu essa presidência, cargo que ocupou, com inestimável e fiel dedicação, até dezembro de 2017, ano de seu falecimento.

Em 1991, pela lei municipal nº 2.283, teve concebida sua autonomia administrativa, econômica e financeira. Apesar de seu início estar vinculado a um decreto municipal, a Fundação Hermínio Ometto sempre foi gerida sem interferências do poder público. Também sempre trabalhou sem fins lucrativos, mesmo tendo se transformado em entidade de direito privado.

Em 1997, as Faculdades mantidas pela Fundação Hermínio Ometto passaram a denominar-se União das Faculdades da Fundação Hermínio Ometto (UNIARARAS), integrando, assim, todos os seus cursos. O credenciamento como Centro Universitário ocorreu em 2001. A Instituição também foi credenciada, em 2004, para oferecer cursos na modalidade a distância.

Por causa da alteração de sua natureza, de pública para privada, a Instituição integra, desde 2010, o Sistema Federal de Ensino, passando a submeter seus processos de credenciamento institucional e reconhecimento de seus cursos ao Ministério da Educação (MEC).

Em setembro de 2018, a Instituição teve sua denominação novamente alterada para Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto – FHO, reforçando seu caráter de fundação sem fins lucrativos.

O ideal de seus fundadores de criar um polo universitário em Araras tornou-se uma realidade que multiplicou a cultura e a qualidade de vida. A Instituição modificou o cenário cultural da cidade, trazendo para ela uma movimentada vida acadêmica e um produtivo intercâmbio científico. Nessa trajetória, a Fundação Hermínio Ometto vem assumindo, com dedicação, o objetivo de integrar seus colaboradores à causa da educação, contribuindo, assim, para o desenvolvimento do Ensino Superior no Brasil e honrando as aspirações de seus precursores.